sexta-feira, março 31, 2006

jolie holland

tom waits viu-a num bar e pensou: "é ela". não é grande referência para mim, pouco conheço do senhor. não há tempo, pompa, nem circunstância para ver e ouvir tudo aquilo que devíamos ver e ouvir. há, sim, que agradecer (aos amigos, à imprensa, ao acaso) o facto de nos chegarem álbuns assim às mãos (e aos ouvidos, e à alma...).

depois de uma colecção de demos editada em disco por não haver outra forma de lhes (nos) fazer justiça, jolie holland edita o primeiro álbum de estúdio pela Anti em 2004 (obrigada tom waits). escondida tinha em "do you?", "darlin' ukelele" e "damn shame" a sua santíssima trindade, não fosse o álbum valer por tudo o resto. três temas de alma despida, melancolia quanto baste e uma voz (sempre) desarmante, um a seguir ao outro porque assim é mais aconchegante.

depois disto, dificilmente podemos sair desiludidos. ou dificilmente podemos sair. ponto. nem mesmo com "goodbye california", onde o country é mais evidente, mas nunca demasiado tradicionalista (porque aí há sempre lugar para o exagero).

escondida faz balançar o corpo como julie delpy em before sunset ao som de nina simone (há aqui alma de jazz, não duvidem). escondida merece sol, um jardim, um par de auscultadores e outro de olhos fechados.

inês patrão

Audição 24 : 28 Março 2006

Jolie Holland
Escondida
2004

"Darlin' Ukelele"
"Damn Shame"

escolha de Inês Patrão




Chico Buarque
Chico Buarque de Hollanda Vol.1
1966

"A Banda"
"A Rita"
"Pedro Pedreiro"
"Olé Olá"

escolha de Pedro Sousa

...And You Will Know Us By the Trail of Dead...
Source Tags & Codes
2002

"After the Laughter"
"Another Morning Stoner"
"Relative Ways"
"How Near, How Far"

escolha de Emanuel Botelho

domingo, março 26, 2006

Audição 23 : 21 Março 2006

Electrelane
The Power Out
2004

"Birds"
"The Valleys"
"Oh Sombra!"

escolha de João Terêncio



Graham Coxon
Love Travels At Illegal Speeds
2006

"You and I"
"Just a State of Mind"

escolha de Pedro Sousa




The Cure
Faith
1981

"The Drowning Man"
"The Funeral Party"

escolha de Emanuel Botelho




Tori Amos
Boys For Pele
1996

"Professional Widow"
"Twinkle"

escolha de Inês Patrão

Audição 22 : 14 Março 2006

The Velvet Underground & Nico
The Velvet Underground & Nico
1967

"Heroin"
"Sunday Morning"
"Venus In Furs"

escolha de João Terêncio


The Futureheads
The Futureheads
2004

"Hounds of Love"
"Robot"
"Decent Days and Nights"
"A to B"

escolha de Pedro Sousa



José González
Veneer
2003

"Slow Moves"
"Love Stain"
"Heartbeats"

escolha de Inês Patrão

Audição 21 : 7 Março 2006

GNR
Psicopátria
1986

"Bellevue"
"Pós Modernos"

escolha de Pedro Sousa




De La Soul
3 Feet High And Rising
1989

"Ghetto Thang"
"Jenifa Taught Me (Darwin's Revenge)"

escolha de Pedro Sousa



Doves
Lost Souls
2000

"Rise"
"A House"

escolha de Inês Patrão




Grandaddy
The Sophtware Slump
2000

"Miner At The Dial-a-View"
"Broken Household Appliance National Forest"

escolha de Emanuel Botelho

quarta-feira, março 08, 2006

« Why must the youth fight against themselves ? »


A special gig
Originally uploaded by Stuart Murdoch.


Em finais da década de 70, o Reino Unido vivia momentos de tensão e de alguma agitação. Por um lado a situação social existente por todo o território britânico equilibrava-se na ténue linha do desemprego, ao abrigo de políticas de contenção económica, fruto ainda da extenuante saída da segunda guerra mundial. Margaret Thatcher ( a quem os The Specials endereçaram o tema ' Maggie's farm ' ) tinha chegado ao poder ( a 4 de Maio de 1979 ) e por todo o país focos de violência alastravam-se, verificando-se a emergência cada vez maior de grupos extremistas como a National Front, que apelavam a posições racistas face à elevada taxa desemprego. É neste contexto que surge em 1981 o EP Ghost town dos The Specials, um ano após Lynval Goldings, um dos vocalistas da banda, ter sido agredido por membros da National Front numa rua de Londres (originando o tema " Why ? "), um ano após sucesivos motins terem rebentado em várias cidades britânicas ( particularmente em Liverpool ), num ano marcado pela violência de índole racista que instituía um sentimento de medo por todo o Reino Unido.

Terry Hall e companhia, gravaram em 81 um dos melhores EP's da história musical britânica, ao qual decidiram chamar Ghost town, EP esse que nas três musicas que continha se tornou um fiel testemunho e uma activa resposta ao estado a que o país tinha chegado ( da mesma forma como " Down in the tubestation at midnight " dos The Jam também o era! ).

A primeira faixa, Ghost town, poderia ser o estereótipo de uma qualquer cidade naquele momento : cinzenta, marcada pela violência, debatendo-se com o desemprego, na qual a música já não tem lugar ( « Bands won't play no more / too much fighting on the dancefloor » ). A dada altura, Terry Hall interrompe um fantasmagórico orgão e nostalgicamente questiona : « Do you remember the good old days before the ghost town ? ». O tema encerra com um memorável solo de trombone de Rico Rodriguez ( figura maior jamaicana que colaborou com nomes como Prince Buster ).

Não menos importantes são os dois restantes capítulos deste EP : em " Friday night, Saturday morning ", Terry Hall num tom brilhantemente letárgico esconde, por detrás da descrição de uma animada saída nocturna semanal, referências à violência vivida nos clubes nocturnos, ao vazio destes e ao aborrecimento... noites essas que acabavam sempre da mesma forma : « Wish i had lipstick on my shirt / instead of piss stains on my shoes ». Este tema foi recentemente revisitado pelos Nouvelle Vague, no seu primeiro longa-duração. No final deparamo-nos com " Why ", testemunho de Lynval Goldings, do qual basta-nos transcrever as seguintes linhas :

« I just want to live in peace
Why can't you be the same ?
Why should i live in fear ?
This fussing and fighting's insane

With a Nazi salute and a steel capped boot
You follow like sheep inna wolf clothes

So why did you try to hurt me ?
Tell me why, tell me why, tell me why why why ... »

Pedro Sousa

terça-feira, março 07, 2006

Audição 20: 28 Fevereiro 2006

Placebo
Without You I'm Nothing
1998

"Pure Morning"
"Every You Every Me"
"The Crawl"

escolha de Inês Patrão



The Arcade Fire
The Arcade Fire EP
2003

"Old Flame"
"No Cars Go"
"I'm Sleepig In a Submarine"

escolha de Emanuel Botelho




The Specials
Ghost Town EP
1981

"Ghost Town"
"Why"
"Friday Night, Saturday Morning"

escolha de Pedro Sousa