quarta-feira, fevereiro 01, 2006

The Von Bondies: Detroit, anos 00'

A história dos Von Bondies está indissociavelmente ligada a Jack White (dos White Stripes). Sendo ambos de Detroit (a cidade dos motores) coube a White dar à banda o primeiro destaque digno desse nome. Foi numa compilação de fulcral importância para atestar a vitalidade do rock n´roll que se fazia no início deste milénio na cidade que deu ao mundo os MC5 ou os Stooges. Intitulada Sympathetic Sounds of Detroit inaugurava em 2001 uma colecção lançada pela Sympathy for the Record Industry dedicada a documentar uma “cena” musical (predominantemente garage-rock e blues) de uma cidade em particular(outros volumes: Londres e Montreal). A organização desta colectânea ficou a cargo de Jack White e nela, entre outros, figuravam os Von Bondies.
Daí ao primeiro disco de originais foi um passo. Baptizado “Lack of Communication” contou de novo com Jack White na produção, coadjuvado por Jim Diamond (dos também sonantes Dirtbombs). Os Von Bondies demonstravam uma sonoridade assente na herança rock de Detroit mas a espaços com um pé na soul da Motown (costela que assegura alguns dos pontos altos do álbum). O estilo vocal do líder Jason Stollsteimer - algures entre o próprio Jack White e Jim Morrisson – contribuiu também para uma apaixonada estreia da banda. O disco teve uma boa aceitação e os Von Bondies acabaram a fazer as primeiras partes dos concertos dos White Stripes.
O que é bom não dura para sempre e esta aliança de sucesso iria terminar da pior maneira. No final de 2003 e em praça pública White desfez Stollsteimer numa rixa. Em causa estava Marcie Bolen, guitarrista dos Von Bondies...
Depois da tempestade veio a bonança e “Pawn Shoppe Heart”, o segundo disco da banda beneficou do mediatismo da escaramuça, tornando-se o registo de mais sucesso dos Von Bondies.

João Terêncio