sexta-feira, janeiro 27, 2006

Audição 15: 24 Janeiro 2006

Garbage
Garbage
1995

"Supervixen"
"Milk"

escolha de Inês Patrão




Oasis
Definitely Maybe
1994

"Married With Children"
"Rock'n'Roll Star"

escolha de Pedro Sousa




Interpol
Turn on the Bright Lights
2002

"The New"
"Untitled"

escolha de Emanuel Botelho






The Von Bondies
Lack of Communication
2001

"Cass & Henry"
"No Sugar Mama"

escolha de João Terêncio





segunda-feira, janeiro 23, 2006

Importa-se de repetir?

Avisam-se os interessados que agora já podem ouvir o Alta Fidelidade às 08h de 6ª feira, em replay. E é claro o horário das 20h de 3ª mantém-se. Noctivagos ou madrugadores, a escolha é vossa.

domingo, janeiro 22, 2006

Audição 14 : 17 Janeiro 2006

Soulwax
Much Against Everyone's Advice
1998

"Conversation Intercom"
"Much Against Everyone's Advice"

escolha de Emanuel Botelho




Tegan and Sara
So Jealous
2004

"I Bet It Stung"
"Walking With a Ghost"

escolha de Inês Patrão




Danger Mouse
The Grey Album
2004

"Encore"
"99 Problems"

escolha de João Terêncio





The Strokes
Is This It
2001

"Take It Or Leave It"
"Is This It"

escolha de Pedro Sousa

terça-feira, janeiro 17, 2006

The Grey Album e o cinzentismo da indústria musical


Em 2004 um ilustre desconhecido provocou uma guerra entre a indústria e os fãs de música. No epicentro do conflito estava The Grey Album, um artefacto dos tempos modernos. Danger Mouse - Brian Burton de baptismo - misturara o White Album dos Beatles com o Black Album de Jay-Z. Utilizando os instrumentais dos Fab Four e as vocalizações acapella do rapper americano criou um todo fresco e coerente. Sem ter os direitos de autor de nenhum dos artistas - e até porque a sua intenção não era publicar o resultado final oficialmente - o disco (em formato digital) começou a circular na Internet entre fãs ávidos que o iam passando entre si. A partir daí já não havia como voltar atrás. A EMI (detentora dos direitos sobre a obra dos Beatles) pressionou fortemente Danger Mouse e sites afiliados para retirarem a criação deste da rede global (a expressão usada foi “cease and desist”).
Esta situação veio pôr em causa os limites da criação musical. Será que misturar criações alheias num resultado diferente era algo novo ou apenas plágio? Como já anteriormente com o fenómeno dos mash-ups (como os 2manyDjs o fizeram) a controvérsia foi enorme, alguns contra – as grandes editoras sobretudo - a grande maioria claramente a favor (os fãs, claro está).
O conflito teve o seu clímax dia 24 de Fevereiro de 2004 (uma terça-feira) quando centenas de sites na web disponibilizaram contra as ordens da EMI o Grey Album para download durante essas 24 horas. Foi o dia da desobediência (civil) digital ou como ficou para a história The Grey Tuesday. O resultado foi esmagador: cerca de 100 mil cópias do disco e mais de 1 milhão de músicas foram descarregadas.
Consequente a imprensa deu amplo destaque ao fenómeno e muitas publicações (online e em papel, caso do The New Yorker) fizeram criticas entusiásticas à criação de Danger Mouse. Seguiram-se também múltiplas experiências com as vocalizações do Black Album de Jay-Z por outros artistas anónimos, cruzando-as com bandas como os Pavement, Weezer ou Prince, só para nomear alguns.
Depois disto o anonimato deixou de servir ao homem que foi buscar o pseudónimo a uma popular série de desenhos animados. Foi convidado por Damon Albarn para produzir o segundo disco dos Gorillaz (é dele a produção de Demon Days) e encetou uma colaboração com MF Doom intitulada DangerDoom: The Mouse and the Mask. Acaba também por finalmente se estrear em nome próprio (Ghetto Pop Life)
Quanto a The Grey Album, continua na Internet para quem o quiser ouvir...

João Terêncio

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Shoegazing - sonhar a pés juntos

Em finais dos anos 80, mais precisamente em 1988 era editado um disco que viria a influenciar toda uma geração subsequente de bandas com relevância no início da década de 90. O titulo? Isn´t Anything. A banda? My Bloody Valentine (MBV). Apesar de o registo mais unânime da banda ter apenas chegado em 1991 (Loveless), este foi o fósforo que desencadeou o seguidismo e aprofundamento desta corrente musical a que se decidiu chamar shoegazing. E isto porque o som que a caracterizava resultava da sobreposição de várias camadas sonoras, conseguidas com recurso a vários pedais de distorção, o que implicava que os elementos da banda estivessem sempre imóveis, a fitar o chão (ou os sapatos para ser mais literal). Eram portanto concertos em que a banda permanecia estática mas que ainda assim eram muito intensos, bem longe do tédio. Quando falamos de shoegazers há nomes que não podem deixar de ser mencionados além dos MBV: Ride, Slowdive, Chapterhouse ou Lush. Outro adesivo colado pela crítica britânica (outro rótulo do qual podíamos compreender o significado através da expressão que o designava) foi o de "Scene that celebrates itself". Esta, mais do que um significado sonoro, pretendia referir-se a um conjunto de bandas que eram frequentemente vistas juntas, nos concertos umas das outras. Aqui incluíam-se nomes com Slowdive, Blur, Lush, Curve que por não terem influência/poder para chamar a si a atenção da imprensa isoladamente resolveram buscar os holofotes de forma conjunta. Há quem diga ainda que era o modo mais simples de assistir a concertos à borla.
Se o shoegaze se caracterizava por induzir os ouvintes num transe como que o de um sonho (devido às multiplas camadas sonoras sobrepostas num mesmo acorde e às vocalizações arrastadas) os Slowdive criaram em Souvlaki uma dos mais belas viagens sem sair do mesmo sítio. Ouçam-no, de pés juntos.

João Terêncio

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Audição 13 : 10 Janeiro 2006

The Divine Comedy
Promenade
1994

"The Booklovers"
"The Summerhouse"
"Tonight We Fly"

escolha de João Pedro Sousa






The Books
Lost And Safe
2005

"Be Good To Them Always"
"Smells Like Content"
"If Not Now, Whenever"

escolha de Inês Patrão




Slowdive
Souvlaki
1993

"When The Sun Hits"
"Dagger"
"Some Velvet Morning"

escolha de João Terêncio

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Audição 12 : 3 Janeiro 2006

The Jam
Sound Affects
1980

"Boy About Town"
"Start!"
"That's Entertainment"

escolha de João Pedro Sousa





Fischerspooner
Odyssey
2005

"Just Let Go"
"Everything To Gain"
"We Need A War"

escolha de João Terêncio




Khonnor
Handwriting
2005

"Man From The Anthill"
"Megans Present"
"Little Secret"

escolha de Inês Patrão